O conceito de vigilância em saúde consiste na reavaliação clinica e realização de exames de rotina. Permite uma detecção precoce de problemas.
Após o tratamento cirúrgico, todos os pacientes cujo resultado da biopsia (laudo histopatológico ou imuno-histoquímico) determinou achados compatíveis com a malignidade, podem precisar de um tratamento complementar.
​
Os diferentes tipos de tratamento complementar são: uma nova cirurgia, iodoterapia, radioterapia ou quimioterapia.
É necessário que o médico cirurgião, de posse do laudo histopatológico ou imuno-histoquímico dê continuidade ao acompanhamento da doença e/ou encaminhe para um especialista em outro área, principalmente quando não puder realizar o tipo de tratamento necessário. Este encaminhamento é feito mediante um RELATÓRIO PÓS CIRURGICO.
​
Todos os pacientes que passaram pelo tratamento de um câncer devem ter cuidados de acompanhamento. O acompanhamento do câncer significa ter um profissional de saúde para solicitação e/ou realização de exames médicos periódicos, quando terminar o tratamento. Esses exames podem incluir exames de sangue e de imagem bem como outros testes e procedimentos que buscam alterações na sua saúde ou que possam sugerir recidiva ou problemas que possam ocorrer devido ao seu tratamento contra o câncer. Essas visitas também são um momento para verificar se há problemas físicos e emocionais.
​
É importante que você continue recebendo os cuidados de rotina do seu médico, além de acompanhar alterações que possam sugerir um regresso da doença.