A proteção da luz solar é uma das formas de melhorar a estética de sua cicatriz.
Após a cirurgia, os tecidos ao redor da incisão(corte) ainda não estão aderidos entre si e se mantem unidos pelos pontos cirúrgicos (internos e externos). Inicia-se o processo de cicatrização. Durante este processo, ocorrerá a formação da cicatriz.
Todos os cuidados para um bom resultado estético devem ser tomados (sutura subcuticular ou intradérmica, escolha apropriada dos fios, assepsia e técnica cirúrgica), contudo algumas pessoas podem desenvolver uma cicatriz não condizente com suas expectativas (indesejável) – a cicatriz hipertrófica.
Cicatriz hipertrófica é o nome dado ao excesso de tecido conjuntivo na área operada. O nome queloide, que é erroneamente usado para designar a cicatriz hipertrófica, ocorre quando o tecido conjuntivo excede a área originalmente operada. A cicatriz hipertrófica frequentemente é autolimitada e pode desaparecer com o tempo.
A formação da cicatriz pode ser influenciada por estados de saúde (gravidez, áreas queimadas), origem étnica, questões que aumento o processo inflamatório local(infecção) e fatores intrínsecos à pessoa (histórico familiar e pessoal).
Os cuidados pós operatórios como proteção da luz solar e o uso de lâmina de silicone gel são considerados seguros e recomendados.
COMO PROTEGER A CICATRIZ DA EXPOSIÇÃO À LUZ SOLAR:
O uso do MICROPORE (um tipo de esparadrapo, que ocasiona menos alergia) é uma das formas usadas para evitar que a cicatriz do pescoço fique exposta à luz. Durante o período em que é recomentado a proteção da cicatriz no pescoço contra a exposição à LUZ, as mulheres têm uma vantagem sobre os homens: o uso de lenços de diferentes tipos e tamanhos. Algumas empresas brasileiras adotam o foulard (um tipo de lenço) como parte do uniforme de seus funcionários.
Estes lenços também são conhecidos por outros nomes (echarpe, foulard, pashminas, cachecol ou scarf). Esta parte da vestimenta, usada para aquecer a região do pescoço durante o inverno ou em países de clima frio são feitos de lã (cachecol e pashminas da Kashmira).
Em países tropicais, são considerados ornamentos ou complementos da vestimenta sendo recomendado o uso de tecidos leves e de fácil dispersão de calor na sua confecção. Dicas sobre o tamanho, formato, diferentes tipos de tecidos, formas de uso e amarração podem ser encontrados em:
- 10 Creative Ways to Wear a Scarf(youtube)
- 25 Ways to Wear a Scarf in 4.5 Minutes!(youtube)
- 8 Tipos de Lenços: Como usar para ficar elegante e linda (youtube)
- DIY: Transforme 1 lenço em 5 blusas(youtube).
Há empresas no Brasil especializadas na venda de lenços, foulards e echarpes. O uso do lenço no pescoço durante o período pós operatório é uma boa opção para evitar exposição à luz.
Fonte e Leitura complementar:
- Hypertrophic Scarring
- Shawn J. Schmieder; Sarah J. Ferrer-Bruker(VCOM/Orange Park Medical Center). Consulta à internet em 07/04/2019) em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29261954
Wound healing.
- Wang PK, Huang BS, Horng HC, Yeh CC, Chen YJ.
- J Chi Med Assoc. 2017 Nov 21. Pii: S1726-490(17)30308-8. Doi: 10.1016/j.jcma.2017.11.002. Review. Acessível em: http://www. Jcma-online.com/article/S1726-4901(17)30308-8/pdf.
- Silicone gel sheetins for preventing and treating hypertrophic and keloid scars. Cochrane Database Syst. Ver. 2013 Sep 12;(9):CD003826.