top of page

O bom preparo pré-operatório é fundamental para o sucesso de qualquer procedimento cirúrgico

DSC_7478.jpg

Todo paciente que será submetido a um procedimento cirúrgico deve estar preparado, tanto do ponto de vista clínico, quanto emocional, principalmente nos casos de cirurgias de grande porte. Este preparo começa na própria consulta médica na qual a cirurgia foi indicada, onde o médico deve explicar o motivo da indicação do tratamento, assim como os riscos envolvidos em cada caso, e também deverá explicar o que se pode esperar para o período pós-operatório.

​

De uma maneira geral, quando o paciente é tratado por equipe médica experiente, geralmente o procedimento tem menores riscos de complicações, mas detalhes precisam ser esclarecidos, já que toda cirurgia envolve algum risco. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados, já no período pré-operatório. O bom preparo pré-operatório é fundamental para o sucesso de qualquer procedimento cirúrgico.

​

IMPORTANTE: Os exames complementares deverão ser solicitados em circunstâncias particulares, baseados na idade do paciente, no tipo de cirurgia proposta e em alguma alteração no histórico médico do paciente.

​

E quanto aos medicamentos?

Alguns remédios, de uso habitual, deverão ter seu uso suspenso.  Alguns podem ser substituídos temporariamente, como os anticoagulantes (já que têm vida média prolongada). Exemplo da Varfarina (Marevan®), que precisa ser suspenso de 5 a 7 dias antes da cirurgia e pode ser trocado pela Heparina.

 

O ácido acetil salicílico (AAS) é um medicamento chamado antiagregante plaquetário e deve ser suspenso de sete a dez dias antes da intervenção, a fim de reduzir algum risco de sangramento. A medicação “Ginkgo Biloba” também deve ser suspensa de 5 a 7 dias antes por também aumentar o risco de sangramentos.

 

Paciente diabético deve suspender medicamentos hipoglicemiantes orais um dia antes do procedimento cirúrgico, para reduzir o risco de hipoglicemia grave.

 

Mas atenção! Os remédios usados para controle da pressão arterial, assim como o hormônio tireoidiano devem ser continuados, mesmo no dia da cirurgia, com a ingestão de pequena quantidade de água.

 

A orientação precisa a ser seguida será orientada pelo Cirurgião ou Anestesista, em consulta pré-cirúrgica.

​

Tricotomia (aparação de pelos e barba)

A tricotomia é necessária quando o local a ser operado apresente excessos de pelos e barba. O ideal é que os pelos sejam aparados pouco antes do procedimento cirúrgico. Para pacientes do sexo masculino que usam barba, a sugestão é que esta seja aparada antes da internação no hospital.

 

Banho pré-operatório

Em cirurgias a serem realizadas na pele (face e pescoço), recomendamos o banho com soluções antissépticas no dia anterior, bem como a lavagem do local (face e pescoço) antes de ir ao Hospital. Nestes casos, geralmente a equipe médica orienta os pacientes sobre como e quando realizar estes banhos.

 

Metais em Contato com o Corpo – Evite-os no dia da cirurgia

No dia da cirurgia não é recomendado o uso de anéis, colares, brincos ou outros adornos. Isto se deve ao uso de bisturi elétrico para cauterização de pequenos vasos. Estes objetos devem ser deixados em casa ou local segura, para evitar constrangimentos.

 

Cremes e Gel no Corpo –

Também devem ser evitados no dia da cirurgia, devido ao uso de eletro-cautério (bisturi elétrico).

bottom of page