O cirurgião ou membro de sua equipe é que melhor pode estimar e orientar os cuidados específicos.
Pós operatório é o período que se inicia imediatamente após o término procedimento cirúrgico e que se segue a partir de então.
Durante o período de convalescença pós cirúrgica – período em que ocorrerá a cicatrização da área operada – existe uma série de recomendações aos pacientes e que estão relacionados às suas atividades laborativas e físicas de modo geral.
O cirurgião ou membro de sua equipe é que melhor pode estimar e orientar aos cuidados específicos.
Retorno ao trabalho e atividades físicas.
Em cirurgias de pequeno porte, os pacientes normalmente retornam à suas atividades laborativas após 15 dias da cirurgia. Esse tempo varia de pessoa para pessoa, já que existem pessoas mais sensíveis a dor, ansiosas e temerosas -demoram um pouco mais nessa progressão.
Em cirurgias de médio e grande porte, espera-se um afastamento de atividades laborais mínimo de 30 dias, podendo ser maior, conforme das atividades e a profissão exercida. Nestes tipos de cirurgia, o afastamento de práticas desportivas ser igual ou superior aos 30 dias, sendo o cirurgião o melhor profissional para orientar esta recomendação.
O repouso pós operatório é um repouso relativo, já que o paciente não precisa ficar totalmente acamado. Períodos prolongados de repouso podem induzir à “trombose” (trombose venosa profunda, a formação de coágulos em veias de membros inferiores).
Informações ao paciente:
-
Evitar esforços físicos (levantamento de peso, correr, exercícios aeróbios em geral) por período estimado de 30 dias.
-
Evitar ficar deitado durante o dia para prevenir trombose nas pernas.
-
Feridas abertas ou orifícios de dreno devem ter seus curativos trocados pelo médico assistente ou pessoa por ele designado, até que tenha sua superfície fechada. O propósito disto é evitar infecção por contaminações indesejadas.
-
Deve-se evitar dirigir veículos automotores (carros, caminhões, etc.…), motos e embarcações aquáticas durante o período de 30 dias após a cirurgia (médio e grande porte).
-
Evitar exposição ao sol, por cerca de 30 dias.
Andar, subir escadas dentro de casa podem ser executadas sem preocupação, mas devagar.
O repouso visa evitar sangramentos e que os pontos internos (não visíveis) da ferida se soltem.
Cuidados com a área operada (curativos):
-
O principal cuidado é manter a ferida limpa e seca. Isso envolve cuidados de higiene (como lavar as mãos, usar álcool e usar gaze estéril) ao ser manipulada, de preferência por pessoa habilitada.
-
Nós optamos por um curativo que permanece por um período de quatro a sete dias, sendo removido pela primeira vez na consulta de revisão cirúrgica. Após a retirada desse curativo, nosso paciente receberá orientações para uma boa cicatrização.
-
Em muitas das cirurgias, é usada a sutura subcuticular, cujo resultado estético é melhor.
-
Proteger a ferida operatória da luz (sol e luz artificial) por um período de até 10 meses é recomendado. Isto é feito através do uso de protetor solar ou lenço no pescoço (para cirurgias onde a cicatriz se localiza nesta região).
Cuidados com a Alimentação / Dieta:
-
De modo geral para as cirurgias de cabeça e pescoço que não acometem a via alimentar, não há restrições alimentares específicas para a maioria dessas cirurgias cervicais. O paciente pode sentir um pouco de dor ao engolir no dia da operação, recomendando-se uma dieta leve. No dia seguinte, este incômodo é bem menor e normalmente está liberada uma dieta branda, respeitando-se as restrições de antes da cirurgia, como dieta para diabéticos e hipertensos.
-
Pacientes que foram submetidos a cirurgias que acometem a via alimentar como; cavidade oral, faringe, laringe ou esôfago, muitas vezes tem a necessidade de utilização de sondas que são colocadas pelo nariz para sua alimentação e devem seguir orientações específicas para dieta, fornecidas pelo médico ou pela equipe de nutrição do hospital.
Alguns sinais de alerta que necessitam de avaliação do seu cirurgião com mais rapidez:
-
Leve inchaço, principalmente acima da cicatriz, é normal. Sensação leve ou moderada de tensão e fixação cervical é normal devido período fibrótico da cicatrização interna. Uma situação que requer avaliação urgente é o hematoma cervical, que se apresenta com um aumento súbito de volume do pescoço progredindo para sensação de aperto. Inicia normalmente após realização de esforço físico e no período pós-operatório precoce nas primeiras 24 horas.